Blog >

7 estratégias para se diferenciar da concorrência

desenho de pessoas posicionadas em marcas para apostar corrida

Um dos maiores desafios da pessoa empreendedora é, sem dúvida, saber como se diferenciar da concorrência. Afinal, colocar seu produto ou serviço à frente significa mais vendas e, consequentemente, maior rentabilidade. Embora isso possa tirar seu sono, não é uma tarefa impossível! Confira dicas de como destacar seu negócio dos concorrentes. 

Quando seu produto ou serviço é inovador, o diferencial está justamente na exclusividade. Daí, a preocupação está em posicioná-lo enquanto novidade para atrair os clientes. Porém, quando o que você oferece é aparentemente similar a outros empreendedores, aí a estratégia precisa mudar. 

Um erro frequente é apelar para descontos excessivos na tentativa de como se diferenciar da concorrência. A questão é que, muitas vezes, isso prejudica a saúde financeira da empresa, além de nem sempre ser efetivo. Com as dicas abaixo, você vai ver, por exemplo, que o cliente pode até aceitar pagar mais caro se for bem atendido. 

7 dicas de como se diferenciar da concorrência  

Antes de mais nada, é imprescindível conhecer o seu negócio para “bolar” estratégias que te façam se diferenciar da concorrência. Isso inclui tanto o produto ou serviço quanto fluxo de caixa e, principalmente, público alvo. Estes fatores são, praticamente, a base para qualquer ação que o coloque à frente dos demais. 

Conheça o concorrente 

Não dá para se diferenciar da concorrência sem conhecê-la, né? Afinal, o risco de fazer mais do mesmo ou, pior, criar estratégias ineficientes é bem maior. Por isso, acompanhe o que os demais empreendedores e empreendedoras do ramo fazem, seu relacionamento com o público, preços e características do que vendem. 

Isso se chama análise da concorrência e, a partir dela, compare pontos fortes e fracos, o que pode ou não ser aplicado no seu negócio, bem como o que melhorar. A propósito, você pode até se inspirar em marcas que admira e selecionar estratégias compatíveis com a sua realidade. 

Conheça o seu cliente para se diferenciar da concorrência

Você sabe qual é o seu público alvo, ou seja, para quem vende? Quais são suas demandas, necessidades e anseios? O que o seu cliente acha importante quando decide comprar um produto ou contratar um serviço? Saber essas respostas é a chave do sucesso para se diferenciar da concorrência. 

Ok, muitas vezes, seu cliente vai, sim, buscar o menor preço como fator de escolha, principalmente em produtos similares. Entretanto, o consumidor e consumidora andam cada vez mais antenados e exigentes. Isso significa que, nem sempre, o menor valor é um atrativo decisivo. 

Sendo assim, saiba o que gera valor para o cliente, desde um atendimento diferenciado até qualidade. Atente-se aos padrões de consumo, a jornada que o cliente faz desde pensar em comprar até fechar o negócio.  

Foque na qualidade do produto

Lembra que, lá em cima, comentamos que um dos maiores erros da pessoa empreendedora é focar no preço como diferencial? Acontece que isso tem prazo de validade, assim como super prazos de entrega e inovação. O que fazer, então? Focar em aspectos qualitativos, ou seja, atributos que façam proporcionem uma experiência diferente.

Você trabalha com viagens? Conquiste seu cliente não apenas com um retorno rápido, mas também, ofertas de destinos que incluam roteiros altamente personalizados. Reservas de restaurantes exclusivos, por exemplo, ou atrações que se pareçam com seus gostos pessoais. O relacionamento, com certeza, é mais difícil de bater do que preço! 

Agregue valor à venda

Sabe outra forma de se diferenciar da concorrência focando nos aspectos qualitativos? Agregando valor ao que você vende! Isso funciona principalmente quando preços e características dos produtos ou serviços são similares aos disponibilizados no mercado. À venda de roupas, proponha consultoria de estilo. 

Se corta cabelos, instale um programa que visualiza o resultado do corte virtualmente, para que o cliente se veja com o novo visual. São detalhes que, aparentemente pequenos, fazem diferença na cabeça do consumidor ou consumidora.   

Invista na identidade da sua marca para se diferenciar da concorrência

Quando você pensa nas sandálias Havaianas, que atributos imediatos lhe vêm à cabeça? Conforto e estilo, não é? Pois bem, além da brasilidade e o fato de ser um calçado para todos, essas são algumas das ideias que a marca vende. Podemos dizer, então, que isso constrói a identidade das sandálias

E a sua empresa, que mensagem transmite? Isso é o que chamamos de “gestão de marca”, a personalidade traduzida pelos valores, tom de voz das publicações e até como atende os clientes. Estes fatores, em conjunto, geram impacto nas pessoas e fazem com que seu negócio seja o primeiro a vir à mente delas quando precisam de um produto ou serviço. 

Valorize o seu cliente

Já conhece seu público alvo e pretende fidelizá-lo? Mostre que se importa com a presença do cliente no seu negócio! Valorize-o com programas de fidelidade, pelos quais até dá para trabalhar no preço, mas com descontos baseados em quantidade de compras. Ou, ainda, acesso exclusivo a produtos novos, bem como brindes em datas comemorativas. 

Preste um bom atendimento 

De nada adianta lançar estratégias inovadoras para se diferenciar da concorrência se, quando o cliente chega até você, é mal atendido. A experiência começa na agilidade de resposta, eficiência, variedade de canais, entrega rápida e facilidade de pagamento. E lembre-se que o relacionamento não acaba quando concretiza o negócio. 

Realize um bom pós-venda, a fim de avaliar a satisfação do cliente, a qualidade do produto ou serviço e quais demandas podem partir desta compra.    

Conhece-te a ti mesmo! 

Como vimos, para se diferenciar da concorrência, a pessoa empreendedora deve conhecer seu negócio, o que vende, o público alvo e, claro, o mercado. Sendo assim, construa seus diferenciais com base neste conhecimento, além de uma identidade clara, que converse com o cliente e deixe, nele, a sensação de confiança. Isso vale mais do que qualquer guerra de preços! 

Você pode gostar destes artigos