Blog >

Verdades e mitos sobre assinaturas eletrônicas: Veja os principais

mitos sobre assinaturas eletrônicas

Muito se fala de assinaturas que são 100% digitais, mas muitos possuem medo e receio de obter a sua. Afinal, qual é a segurança por trás desse método? Portanto, nesse artigo iremos notar 5 mitos sobre assinaturas eletrônicas.

Se você não é uma pessoa que sabe muito sobre tecnologia, é natural ficar com medo. Mas não se preocupe, vamos explicar o que é uma assinatura eletrônica. Além disso, iremos desvendar se os 5 maiores mitos sobre o assunto são ou não verdade.

O que é uma assinatura eletrônica?

Esse tipo de assinatura consiste em um registro que atesta a autoria ou a aprovação do teor de um documento sob o formato digital, selando o acordo entre as partes. A partir de mecanismos que operam eletronicamente, são coletadas evidências capazes de comprovar a identidade do emitente da assinatura e a integridade do documento.

Sendo assim, devemos notar que o app da Fazer Orçamento permite isso. Ou seja, você pode ter sua própria assinatura 100% personalizada e digital com nossa funcionalidade de assinatura eletrônica. Isso pode ser muito benéfico para seu negócio, pois:

  • Apresenta autoridade naquilo que está sendo oferecido ao cliente;
  • Passa uma confiança maior para seu cliente;
  • Demonstra que você possui preocupação com seu consumidor;
  • Entre outros.

Dessa forma, o processo se torna muito mais justo e seguro para ambas as partes envolvidas.

mitos sobre assinaturas eletrônicas
Mitos sobre assinaturas eletrônicas / Créditos: GettyImages

Veja as verdades e mitos sobre assinaturas eletrônicas

Já sabe o que é uma assinatura como essa, mas ainda está com receio de ter a sua? Então veja abaixo as explicações para alguns dos mitos mais comuns que as pessoas possuem sobre o assunto.

A assinatura eletrônica não é segura

Algo que mais dá medo nas pessoas seria a segurança quanto a esse processo. Em suma, esse mito existe em função do processo ser realizado online, fazendo com que algumas pessoas achem esse método menos seguro.

Entretanto, tudo isso depende daquilo que você usa para ter sua assinatura. Sendo assim, faça sua assinatura eletrônica pelo app da Fazer Orçamento para ter uma segurança 100% garantida.

Ela possui validação jurídica

De fato, isso é uma verdade. A assinatura eletrônica, em suas várias formas, possui legitimidade jurídica, conforme prescrito na Medida Provisória 2.200-2/2001.

Assinatura eletrônica só é válida para documentos digitais

Infelizmente, sim. Essa é uma verdade, pois todo documento eletrônico possui validade jurídica no ambiente eletrônico, visto que, a partir do momento que ele é impresso, aquilo que se tem no papel é apenas uma imagem, na qual não é possível utilizar ferramentas de auditoria para constatar a sua autenticidade.

Certificado digital é a mesma coisa que assinatura digital

O certificado digital e a assinatura digital são duas coisas distintas e não podem ser confundidos. O certificado digital funciona como uma espécie de CPF ou CNPJ eletrônico, o qual garante a autenticidade que pode ser verificada digitalmente.

Por fim, um dos maiores mitos sobre assinaturas eletrônicas: O preço

Isso é um grande mito. Por meio do aplicativo da Fazer Orçamento, essa funcionalidade é simples de fazer e custa muito pouco, com um período de teste gratuito por 14 dias. Sendo assim, você pode fazer sua assinatura e já incluir ela em seus orçamentos, por exemplo. Faça download hoje mesmo pela Google Play Store e aproveite!

Agora você sabe os mitos sobre assinaturas eletrônicas, então confira mais em nosso blog para aprender mais sobre orçamentos, negócios e vendas.

Você pode gostar destes artigos