Blog >

Como planejar uma estratégia de vendas que funciona?

estratégia de vendas

Será que minha estratégia de vendas está clara? Isso é algo que todos prestadores de serviço e empreendedores devem se preocupar. Sabia que a estratégia de vendas é a base para você realmente lucrar e vender, além de ser algo que direciona seu negócio e ajuda você a conquistar mais clientes?

Muitas pessoas não prestam atenção para isso. No entanto, ter uma estratégia de vendas que funciona é essencial para o funcionamento de seu negócio. Sem uma estratégia você não pode definir suas metas e objetivos. Sendo assim, não é possível saber onde exatamente você quer chegar com seus serviços ou negócio.

Nesse artigo, iremos apresentar formas básicas e simples de planejar uma estratégia de vendas que funciona. Continue lendo e aprenda como fazer isso sem precisar de muito esforço.

O que é uma estratégia de vendas?

Antes de mais nada, é ideal entender o que seria esse conceito. A estratégia para suas vendas oferece as seguintes informações:

  • Uma guia clara de como conduzir suas vendas e orçamentos;
  • Decidir objetivos, metas e métricas, além de definir alvos para o empreendedor.

Portanto, através disso é possível entender que uma estratégia pode ser a chave para o sucesso de um negócio.

estratégia de vendas
Estratégia de vendas / Créditos: Unsplash

5 dicas para planejar uma estratégia de vendas que funciona

Quer saber como fazer sua estratégia para vender mais? Para fazer isso, é ideal definir certas informações sobre seu negócio ou a prestação de serviços que você está fazendo. Veja a seguir 5 dicas para planejar essa estratégia!

Entenda sua situação atual

Para realmente fazer algo claro e conciso, é preciso definir onde você está. Ou seja, procure entender detalhes como:

  • Qual é o seu ganho mensal ou semanal?
  • Quantos clientes ativos você tem atualmente? Quantos inativos?
  • Quais são seus possíveis clientes em potencial?
  • Entre outros detalhes.

Escolha metas realísticas

Algo comum é que pessoas sem experiência em vendas busquem metas e objetivos fora da realidade. Use os dados coletados sobre sua situação e trace uma meta que realmente pode ser alcançada.

Defina seu objetivo concreto

Qual é seu objetivo? Quer mais clientes? Quer mais lucro? Ou simplesmente quer reconquistar clientes inativos? Defina seu objetivo concreto e assim suas metas serão mais claras.

Entenda quem são os seus clientes

Você sabe de fato quem são os seus clientes? Ou seja, quem é seu público alvo? Para entender isso, faça uma pesquisa ampla. Sendo assim, se você é um eletricista, entenda quais os problemas mais comuns dos clientes, o que está faltando em profissionais da mesma área e como você pode solucionar isso.

Tenha ferramentas para ajudar na sua estratégia de vendas

O processo de vender algo é longo, pois até o ‘sim’ do seu cliente existem muitos obstáculos. Por isso, o aplicativo Fazer Orçamento é a ferramenta perfeita para vender mais. Você pode fazer orçamentos completos, ter assinatura digital ou até mesmo ter uma agenda de clientes, tudo em um só app.

Sendo assim, a organização e análise são fatores muito importantes para sua estratégia de vendas realmente funcionar. Use o aplicativo da Fazer Orçamento e organize tudo de forma mais simples, rápida e fácil!

Você pode gostar destes artigos